Da Casa Para a Passarela

…Ou Da Passarela Para a Casa ? Constantemente vemos o universo da decoração sendo influenciado pela moda e suas tendências, mas será que o inverso também ocorre?

Sob um olhar cru,  decorar significa “embelezar”. Uma simples observação da cadeira e escabelo na tumba de Tutankamon deixa claro esse aspecto. Atualmente o significado da decoração é buscar a harmonia entre as peças, objetos, móveis, com formas, texturas, cores, objetivando o equilíbrio e conforto, além do prazer de quem convive no ambiente.

Já na moda, nada diferente, através da história, buscou-se a harmonia das peças, cores e texturas, na tentativa de embelezar as pessoas, porém alcançar o conforto e prazer na vestimenta, teve algumas frustrações al longo dos séculos. Atualmente isso é mais nítido, em que a moda proporciona além da elegância, conforto e prazer a quem a usa.

As tendências são basicamente as mesmas tanto para a vestimenta quanto para a decoração, a forma  de aplicar no dia a dia, é que vai mostrar o que somos, que gostamos, e que buscamos. A aparência pode dizer muito sobre nós, assim como a decoração que utilizamos também.

No SPFW de 2017 vimos por todo evento, uma forte tendência em formas minimalistas, cores sóbrias ou mesmo vívidas, porém looks monocromáticos. O Conceito visto nas passarelas, é cada vez mais presente em nossos lares , muitas vezes até mais que em nossos guarda roupas.

Tecidos estruturados, volumes, cores discretas, e combinações extravagantes, não lhe parece conhecido? Pois é, em casa temos mais “coragem” em ousar nas combinações, em ceder às tendências e buscar novidades, para trazer ao  nosso aconchego de forma mais moderna, mesmo quando esse “moderno” quer dizer na verdade contemporâneo que permite misturar rútico com futurismo, retrô e muito mais.

Tendência metalizada…

Cores pastéis, e o poder do verde na decoração, que remete a tranquilidade, saúde…

Joao Pimenta
SPFW – N42
Outubro / 2016
foto: Ze Takahashi / FOTOSITE

 

Moda e Decoração com Responsabilidade Ambiental e Social…

Coleção de tecidos EcoSimples x À La Garçonne // Alexandre Herchcovitch

Normalmente quando falamos em tecidos mais sustentáveis, costumamos pensar em malha de pet reciclado ou tecidos de algodão orgânico

Porém, há outros tecidos que podem ser considerados eco-friendly por aí.

Recentemente, Alexandre Herchcovitch colocou nas passarelas por meio da À La Garçonne, bolsas e mochilas feitas com os tecidos.

Agora falando em decoração, vamos além, há algum tempo já é visto a intensa dedicação em construção sustentável , responsabilidade ambiental, e social,  e agora no Brasil, vemos casas também construídas dessa forma, cada vez mais preocupadas com acessibilidade e também minimização da utilização de recursos ambientais.

Casa PNE

Ecoville Sorocaba

Tec Verde, sistema construtivo com durabilidade e resistência, livre de mofo e bolor. Paredes estruturais, protegem de calor, umidade, e suporta pesos nas paredes normalmente.

 

“A mudança é inevitável. O que funcionava até ontem já não funciona mais. Estamos construindo o futuro e aprendendo juntos.

A edição 43 DO SPFW ainda terá como novidade o Projeto Estufa que nasce para ampliar possibilidades e coordenar movimentos que estão acontecendo em todo o mercado. Uma plataforma para revelar e apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir. Provocar diálogos e reflexões, inspirar e influenciar comportamentos. Afirma Paulo Borges

Quem veio primeiro a moda da vestimenta ou a moda da decoração?

Redecorando minha casa, percebi que todas as cores que escolhi para compor meu novo espaço , acabaram transpondo meu guarda roupa. Curiosamente falando, para casa gosto de tons cinzas, amo contemporâneo, e um toque de Azul Tyffany (olha a moda aí), alegra e acalma o espaço ao mesmo tempo.

Já minhas roupas…acabaram caminhando para o cinza também, e tudo que vejo nesse tom de azul (ou verde, cada um vê de uma forma, mas o correto, patenteado pela marca é AZUL,  rs), sou atraída rapidamente…

Acredito que os dois andem juntos, um influenciando o outro lado a lado, Assim como  Herchcovith, outras grandes marcas expandiram sua atuação.

A Versace, fiel à extravagância e aos excessos que lhe são característicos.
A Hermès, icônica marca francesa, passou a fazer parte do universo da decoração há pouco tempo e desenvolveu móveis com design contemporâneo, que já aparecem como referência para os apaixonados pela ornamentação de interiores.

Hèrmes , além dos móveis, os tecidos para decoração e papéis de parede também entraram na gama de produtos explorados por essas marcas. A Missoni, famosa pelas suas estampas, foi uma delas. No iSaloni 2014, a marca trouxe estampas coloridas, mas que fugiram do tradicional zigzag (Chevron)

A descolada Diesel, amada por jovens do mundo todo, foi responsável pela criação de móveis lindos, despojados e cheios de personalidade. A Diesel Living, marca de casa da famosa loja de roupas, contou com parcerias de peso na última edição do Salão: o espaço foi montado com iluminação Foscarini, móveis Moroso, a Diesel Social Cozinha com peças Scavolini e a parte de cama e banho com Zucchi.
O espaço incorporou características da paisagem urbana, pano de fundo recorrente das coleções da Diesel Living. Por toda parte, inspirações contemporâneas misturadas com referências vintage e déco, enquanto materiais nobres como couro e veludo são reinterpretados e integrados com as formas tipicamente industriais.

Matéria escrita por Bontempo para a íSalone.

A cada ano que passa as grifes do mundo da moda estão investindo na decoração…gerando uma sofisticação para o mobiliário!! Missoni está em tudo, na moda rua, na moda de vestir a casa e no mobiliário!

“Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” dizia Paulo, basta alcançarmos a tão sonhada harmonia visual e o prazer em que usamos seja no corpo, seja em nosso lar.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s